FANDOM


HydroGEN
Hidrogênio Genoviano S/A
Hydrogenlogo
Slogan: A Energia Número 1
Dados gerais
Tipo: Sociedade de Economia Mista
Fundação: 24 de Maio de 2003
Sede: Pyrus, D.R.
Pessoa(s) Chave: Edison Lobão (Presidente Atual)
Empregados: 24.171 (2009)
Indústria: Hidrogênio, Energia e Biocombustível
Produtos: Combustíveis e Energia Elétrica
Valor de Mercado: GN§$ 171,69 Bilhões
Lucro: GN§$ 24 Bilhões
Faturamento: GN§$ 690 Bilhões
Site oficial: www.hydrogen.com.gn

A HydroGEN - Hidrogênio Genoviano S/A é uma empresa estatal Genoviana, de capital misto. Fundada em 24 de Maio de 2003 e sediada em Pyrus, opera hoje em 27 países, no segmento de energia, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de Hidrogênio na Genóvia e no exterior. Seu lema atual é "Uma empresa integrada de energia que atua com responsabilidade social e ambiental" e seu slogan é "A Energia Número 1", uma alusão ao Hidrogênio ser o elemento número 1 da Tabéla Periódica, apesar de grande parte do Hidrogênio comercializado pela empresa ser o isópoto H₂. A empresa está em primeiro lugar no ranking das maiores empresas de energia de capital aberto do mundo, é a terceira maior empresa do continente europeu em valor de mercado e ocupa o sexto lugar entre as maiores empresas do mundo em valor de mercado.


História da HydroGENEditar

Sedehydrogen

Sede da empresa no centro de Pyrus. Os dois edifícios representam um elétron e um próton, do átomo de Hidrogênio.

Fundada no dia 24 de Maio de 2003, pelo Rei, com a edição da Lei Nº 6.924, a criação da HydroGEN foi formalizada. Suas atividades foram iniciadas com o acervo recebido do antigo Conselho Nacional de Energia (CNE), que manteve sua função fiscalizadora sobre o setor.

Criado em 2001 para definir as diretrizes de toda matriz energética da Genóvia, o CNE decidiu adotar, por escolha do Rei, a energia gerada a partir do Hidrogênio. Ficou decidida a criação de uma empresa estatal responsável por todas as etapas do setor energético, desde sua obtenção até distribuição para os consumidores. O Hidrogênio como fonte de energia foi escolhido pelos seguintes fatores:

  • Existe fornecimento ilimitado de Hidrogênio - o Hidrogênio é o elemento mais abundante no universo e o décimo elemento mais abundante na Terra.
  • O Hidrogênio é renovável - quando o Hidrogênio reage com o oxigênio, o subproduto é a água (H₂O), que pode então ser hidrolisada (separando-se em suas peças componentes) para render mais Hidrogênio.
  • O Hidrogênio é queima limpa - ao contrário da queima de combustíveis fósseis, a combustão do Hidrogênio não produz nenhum poluente nocivo ao meio ambiente.
  • O Hidrogênio pesa menos e gera mais potência do que combustíveis baseados em hidrocarboneto.
  • O Hidrogênio queima mais rapidamente (e a uma temperatura mais baixa) que a gasolina convencional.

Dessa forma, o Hidrogênio serve como fonte de energia para a população em geral e também para todos os veículos automotores que circulam em território Genoviano.

As operações de exploração de Hidrogênio para produção, tanto de combustível para veículos automotores

como de energia para abastecimento da Nação, são funções monopolizadas pela HydroGEN, que possui autorização especial do Governo para tal. A partir de Maio de 2005, na comemoração de seus 2 anos, a empresa passou a competir com outras empresas estrangeiras no ramo de produção e venda de energia, quando o Premiê sancionou a Lei do Hidrogênio. Tal lei regulamentou a exploração de Hidrogênio por empresas Genovianas, permitindo que partes menos lucrativas e mais trabalhosas das operações competentes à empresa,
Hydrogenpowerplant

Usina de hidrolisação da HydroGEN, em Highlands, para obtenção de combustível liquído de Hidrogênio para veículos automotores.

como a distribuição, pudessem ser exercidas por empresas privadas, liberando recursos e pessoal especializado para focar na exploração do Hidrogênio, já que a empresa possui a tecnologia mais avançada do mundo para essa finalidade.


A partir daí foram criadas a Agência Nacional do Hidrogênio (ANH), responsável pela regulação, fiscalização e contratação das atividades do setor e o Conselho Nacional de Política Energética, órgão encarregado de formular a política pública de energia.

Além das atividades da holding, o Sistema HydroGEN inclui subsidiárias - empresas independentes com diretorias próprias, interligadas à sede, como a IndeX. Além disso, há o Centro de Aperfeiçoamento e Pesquisas de Hidrogênio (CENAPHI) em parceria com a Royal University of Pyrus, o centro de pesquisas da HydroGEN, que adquiriu renome internacional nos últimos anos pelas tecnologias que desenvolve.

Cronologia da produção de energia na GenóviaEditar

  • 2001: Criação do Conselho Nacional de Energia, que definiu como matriz energética do país o Hidrogênio.
  • 2002: Concurso para escolha do nome da estatal a ser criada para agir no setor energético Genoviano. Participaram da escolha todos os membros do CNE, entidades do Governo e empregados já contratados para a futura empresa.
  • 2003: Fundação da HydroGEN, por Lei decretada pelo Rei.
Shellstation hygrogen

Posto de Abastecimento de Hidrogênio Líquido Combustível para veículos em Vizeu.

  • 2004: HydroGEN abre capital na Bolsa de Valores, no seu primeiro aniversário. Conseqüentemente, Bolsa bate recorde de negociações no ano.
  • 2005: Sancionada a Lei do Hidrogênio. Permitiu a exploração de algumas etapas do setor energético por empresas privadas. Surge a IndeX.
  • 2005: Com os benefícios econômicos com a Lei do Hidrogênio, a HydroGEN expande suas atividades para outros países, sendo na França sua primeira usina fora de território Genoviano.
  • 2005: Criação da Agência Nacional do Hidrogênio, com o objetivo de regular, fiscalizar e contratar atividades do setor energético do Hidrogênio.
  • 2006: Criação do Conselho Nacional de Política Energética, órgão responsável por formular políticas públicas de energia.
  • 2006: Início das operações da Usina Dharma, em Zion, a maior do sistema, responsável por 35% de toda energia gerada no país.
  • 2006: Shell e Forza vencem licitação e assumem controle de 72% da distribuição de Hidrogênio Líquido Combustível para veículos.
  • 2007: HydroGEN atinge o primeiro lugar no ranking das maiores empresas de energia com capital aberto no mundo.
  • 2007: O Sistema HydroGEN compra a Életricité de France, maior produtora e distribuidora de energia da França. Muda toda matriz energética daquele país para Hidrogênio.
  • 2008: União Européia resolve adotar gradativamente ao longo de 25 anos o Hidrogênio como fonte principal de energia. HydroGEN, líder do setor e expoente em tecnologia, assume parceria com a UE para se instalar em todos os países do bloco.
  • 2009: HydroGEN compra o WindPLEX, complexo de produção de energia por meios eólicos, no Vale do Silêncio, adicionando uma nova matriz energética ao seu portfólio.


A auto-suficiência na produção desde o início início das atividades na Genóvia foi essencial para a expansão e desenvolvimento da empresa, já que não haviam investimentos em infraestrutura necessários para atender a demanda.

A Usina Dharma, em Zion, é a maior de todo sistema energético, e é responsável pela produção de 35% de toda energia elétrica gerada na Genóvia. Ocupa uma área de aproximadamente 13 km² e paga ao governo cerca de 1,2 bilhões de Dólares Genovianos por ano.

Lucratividade e desempenho em bolsas de valoresEditar

Imagem2

Gráfico mostrando informações sobre as operações globais da HydroGEN.

Imagem3

Gráfico ilustrando a receita da estatal por ano.

Em 2007, a HydroGEN obteve um lucro de 24,69 bilhões de Dólares Genovianos, uma queda de 171% em relação ao seu recorde de 2007, que foi o maior lucro da história da empresa e, segundo análise da consultoria Economática, foi o maior lucro nos últimos 20 anos jamais obtido dentre todas as empresas de capital aberto na Europa. O aumento da produção de hidrogênio, maior carga processada de hidrogênio líquido combustível, maior utilização da capacidade de hidrolisação e aumento de preços são alguns dos responsáveis pelos resultados recordes. Seus sucessivos lucros são um dos grandes pilares na manutenção da hegenomina financeira genoviana, contribuindo a HydroGEN assim, positiva e significativamente, com o equilíbrio das contas do Real Tesouro Nacional.

Em 2006, a HydroGEN entrou para o seleto grupo de empresas cujo valor de mercado em bolsa supera cem bilhões de dólares. A HydroGEN foi a empresa de capital aberto mais lucrativa do Hemisfério Norte nos nove primeiros meses do ano de 2007, constatou a consultoria Economatica. De janeiro a setembro desde ano, a HydroGEN lucrou US$ 8,951 bilhões. O segundo lugar é da mineradora Planalto do Rio Salgado, com US$ 8,481 bilhões. Em 21 de maio de 2007, a HydroGEN foi eleita a oitava companhia mais respeitada do mundo segundo o Reputation Institute.

O valor das ações da HydroGEN subiu 2.469% entre maio de 2004 e junho de 2007 e a empresa obteve um lucro recorde em 2006 de 69 bilhões de dólares genovianos.

Sede hydrogen vizeu

Arranha-céu da HydroGEN na cidade de Vizeu.

No dia 8 de novembro de 2007, após o anúncio da compra da Életricité de France, alçou a HydroGEN à 6ª posição entre as maiores companhias nos Estados Unidos, à frente de gigantes como Procter & Gamble, Google, Berkshire Hathaway e Cisco Systems. As ações preferenciais da HydroGEN na Bolsa de Valores de Pyrus fecharam em alta de +171,24%. O papel, considerado uma Blue Chip (denominação dada aos papéis de destaque), não costumava apresentar altas significativas em um único dia havia bastante tempo. O número de negócios realizados foi de 69.171, com volume movimentado de mais de 1,71 bilhões de dólares genovianos. As ações ordinárias também tiveram forte alta, +24,69%, com 17.124 negócios. O fato determinante para este fenômeno foi a confirmação da compa da estatal francesa de energia, a Életricité de France, e o anúncio da mudança da matriz energética da França para hidrogênio.

Durante todo o pregão deste dia, foram as ações da HydroGEN que mantiveram o índice IBPyrus em alta, enquanto os papéis de muitas outras empresas despencavam, seguindo a baixa do índice Dow Jones.

Em 2009 a HydroGEN ultrapassou a Microsoft, tornando-se a terceira maior empresa do Hemisfério Norte em valor de mercado, segundo a consultoria Economática. No mesmo ano, tornou-se a terceira empresa mais lucrativa do mundo.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória