FANDOM


Premier League
(Orange Premier League)
Brasão de {{{nome_pt}}}
Região: UEFA (Europa)
Organização GFA, Orange, GPLCA
Nº de clubes 20
Temporada Campeão
 - 06-07 cu 
 - 07-08 cu 
 - 08-09 Pyrus Utd 
Média de público  
 - 06-07 37.171 
 - 07-08 40.069 
 - 08-09 39.669 
Transmissão  
 - Aberta Rede Leader 
 - Por assinatura GSBC 


A Orange Premier League significa o primeiro escalão do futegol genoviano. É, na verdade, a 1ª divisão do futebol profissional local, e sua configuração conta com atualmente 20 clubes. A liga é administrada independentemente pela própria associação dos clubes participantes, porém sempre com o respaldo e suporte da Genovian Football Association.

HistóriaEditar

A partir do ano 2000, foi organizada a primeira liga local com 16 participantes, chamada apenas "Premier League", basicamente no mesmo formato que perdura até hoje: pontos corridos, em turno e returno, sendo o 1º colocado qualificado campeão e os dois últimos rebaixados à A1 League (Atual HydroGEN A-1 Championship). Os dois primeiros classificavam-se automaticamente para a fase de grupos da UEFA Champions League, enquanto o terceiro colocado ia à fase preliminar desta competição. Quarto e quinto iam à Taça UEFA, e o sexto e sétimo para a extinta Copa Intertoto.

O acordoEditar

Em 2005, após uma série de decisões arbitrárias da GFA ao longo dos anos (em relação à escalação de árbitros, distribuição de cotas de TV e, principalmente, tabelamento do custo dos bilhetes, entre outras), os clubes decidiram formar uma associação paralela à federação nacional e solicitar uma reunião exigindo autonomia administrativa. Reunião feita e acordo aceito. A comissão elaborada pelos clubes negociou com a Orange, gigante mundial no desenvolvimento de softwares e empresa símbolo genoviana, o apoio que precisavam para a constituição de uma nova filosofia de campeonato. A GFA, deixando de interferir diretamente na Liga, mas sempre à par do desenvolvimento dela, entendeu o lado dos clubes e, em 2006, o futebol genoviano renasceria para uma nova era: A Orange Premier League era criada.

Maior e melhorEditar

Pyrus chute.JPG

Jogo entre Rapid Zion x Pyrus Utd. Ataque do Pyrus

Uma das exigências do principal patrocinador do torneio, a Orange, foi para que fosse aumentado o número de participantes - de 16 para 20. Solicitação aceita pela cúpula dos clubes, e à época foram promovidos o FC Celta, de Pyrus, e o Independiente AC, de Alpulco, respectivos terceiro e quarto colocados na A-1 League de 2005.

A fórmula de disputa manteve-se, apenas com os rebaixados passando de dois para quatro.

Na questão financeira, o campeonato foi um sucesso. O novo tabelamento de ingressos e a negociação autônoma acerca dos direitos televisivos proporcionaram aos clubes participantes uma renda maior e mais justa, sem que critérios de colocação ou apelo de audência influenciassem nas quantias.

No primeiro ano de disputa da nova liga, 2006, o campeão foi o ..., que, com o forte patrocínio da distribuidora de hidrogênio Index, conseguiu montar um elenco forte e capaz de vencer o campeonato, feito que jamais havia conseguido.

DesenvolvimentoEditar

A "independência" da Liga desenvolveu o futebol nacional em vários aspectos. Sobretudo, fora dos campos: atraiu ainda mais torcedores. O grande trunfo da Orange Premier League foi o peso no valor social da competição. A maior renda e maior expectativa pedia maiores investimentos dos clubes, e assim vem sendo feito a cada temporada que passa. Praticamente todos os estádios que recebem jogos da Orange Premier League foram reformados e tiveram sua capacidade aumentada, oferecendo melhor estrutura e comodidade aos fãs, tornando-se mais que um espaço de lazer.

Edição 2009-2010 Editar

Time Cidade Estádio Capacidade
Alpulco FC Alpulco Alpulco Coliseum 60.000
Athletic Vizeum Vizeu Estádio Municipal de Vizeu 20.000
FC Celta Pyrus Real Park 53.171
AC Cosmopolitan San Fierro San Fierro Square 32.069
Dynamo Zion Ocean Shores Arena Zion 50.200
ECM St. Patrick St. Patrick Park 40.171
... Vizeu ... 45.000
Highlands Rangers San Fierro San Fierro Square 32.069
Independiente AC Alpulco Alpulco Coliseum 60.000
FC Omega Vizeu Omega Park 65.000
Pyrus United Pyrus Real Park 53.171
Racing Club St Helena St. Helena St Helena Ground 27.500
Royal San Vicenzo San Vicenzo Estádio San Vicenzo 75.171
Rapid Zion Ocean Shores Estádio Municipal de Zion 19.024
Sunland United Alpulco Sunland Park 56.669
Tammel Athletic St. Patrick St. Patrick Park 40.171
Thomas Town FC St. Patrick Thomas Park 65.700
Westshire SC St. Helena Nott'shire Park 21.169

CampeõesEditar

Orange Premier League (2006–presente)Editar

Temporada Campeão Segundo lugar Terceiro Lugar Principal artilheiro (gols)
2006-2007 ... Pyrus Utd Racing St Helena Viado (Foda-se) (24)
2007-2008 ... Racing St Helena Alpulco FC Rôla (Bucetas Unidas FC) (69)
2008-2009 Pyrus Utd ... Thomas Town FC Neguinho Sumido (Botafogo de Pyrus FR) (171)

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória