FANDOM

San Fierro
Cidade de San Fierro
SF From Bayside.jpg
Bandeira Mapa
Bandeira de San Fierro Mapa da cidade
Lema: Qui gladio ferit, gladio perit (" Quem com ferro fere, com ferro será ferido")
Dados gerais
Condado: Highlands
Região Administrativa:: Provisóvia 1
Área: 489,24 km²
População: 1.024.171 (2008-03-31)
Imigrantes: 31,5 % (2005)
Densidade demográfica: 2.171 hab./km²
Taxa de desemprego: 4,5 % (Posição:31.08.2005)
Altitude: 24 m acima do nível do mar
Códigos telefônicos: 069, 06109, 06101
Localização geográfica: 50° 07' N, 8° 41'L
Site oficial: www.sanfierro.hl.gov.gn
Dados políticos
Prefeito: Clodovil Hernandes
Partido no poder: Independente

A cidade de San Fierro é a maior cidade e a capital do Condado de Highlands, na costa sudeste genoviana. É também a terceira maior cidade e a terceira mais populosa da Genóvia. San Fierro está localizada em uma península e possui uma grande quantidade de ladeiras, que são uma característica marcante da cidade. Foi fundada por imigrantes latinos e estadunidenses logo no início da ocupação do país, e desde o começo teve presença marcante do movimento gay, tanto na vida civil quanto na política.

Possui várias atrações turísticas muito conhecidas, como a Gant Bridge, o Big Pointy Building e os clássicos bondes, que percorrem as ladeiras da cidade.

História Editar

Ladeira de san fierro.jpg

Ladeira no centro da cidade

San Fierro foi fundada no dia 24 de Novembro de 2002 por imigrantes latinos que trabalharam na construção da Genóvia e por um grupo de estadunidenses, militantes do movimento gay. Insatisfeitos com o conservadorismo do resto do país, esse grupo se instalou numa península montanhosa, onde fundaram a cidade em homenagem ao santo protetor dos que levam ferro, San Fierro.

Rapidamente a cidade prosperou, se tornando um importante centro comercial do país, devido a maciça presenta de indústrias de alta tecnologia, como a Orange, que possui suas maiores fábricas nas redondezas. A presença de estadunidendes criou nos moradores um forte sentimento de busca do "american dream" e a epítome do "self-made man", o que muito contribuiu para o desenvolvimento da cidade e do Condado de maneira geral.

O clima quente e ensolarado e as belas praias também favoreceram muito, já que proporcionou um grande apelo turístico ao local.

Economia Editar

San fierro financial.jpg

Centro financeiro de San Fierro. Ao fundo, a Gaver Bridge.

A economia da cidade é baseada nas indústrias de alta tecnologia instaladas nas redondezas, principalmente as de informática. A cidade é o maior pólo tecnológico da Genóvia. Essa indústria movimenta milhões de dólares genovianos por ano, tornando a cidade e o Condado muito ricos e prósperos.

O Porto de San Fierro é um dos mais importantes do país, por ser o principal portal de escoamento da produção das empresas tecnológicas e principal porta de entrada de matéria prima para suprir essas indústrias. Também é o responsável por grande parte da receita da cidade.

O turismo também movimenta uma parcela significativa do dinheiro que circula pela cidade, principalmente o turismo gay, que vem aumentando a cada ano.

Centro financeiro Editar

Big ponty building SF.jpg

O Big Ponty Building, o mais alto de San Fierro, é um marco do centro financeiro.

O centro financeiro de San Fierro é relativamente pequeno, se comparado aos de Pyrus e Vizeu, porém tem importância tão significativa como os anteriores. Muitas das empresas de alta tecnologia tem suas sedes ou filiais importantes dos escritórios instaladas na cidade, devido a proximidade com as indústrias. Devido ao espaço limitado na península onde está localizada a cidade, o centro financeiro tem poucas oportunidades de expansão, encontrando-se atualmente estagnado. Novos edifícios só são construídos com a demolição de outros mais antigos, o que nem sempre é possível devido ao caráter histórico de muitos prédios.

Indústria e Comércio Editar

High tech industries SF.jpg

As redondezas de San Fierro são repletas de indústrias high-tech.

A indústria e comércio de San Fierro podem ser considerados os braços do centro financeiro. Nos arredores da cidade estão localizadas as indústrias de alta tecnologia, e ao redor do centro financeiro existe uma extensa rede comercial especializada em produtos eletrônicos.

O comércio de bens primários e de consumo básico também é altamente desenvolvido, e abastece toda a população local de maneira eficiente

Infra-estruturas e Transportes Editar

SFAirport at night.jpg

Aeroporto Internacional de San Fierro.

Devido suas características geográficas altamente peculiares, localizada numa península montanhosa, a instalação de uma rede de transportes sobre trilhos é altamente dificultosa e cara. Dessa forma, a alternativa encontrada foi um complexo e eficiente sistema de bondes elétricos, que percorre a maior parte das ruas dos centro financeiro e dos subúrbios mais próximos, vencendo facilmente as grandes ladeiras tão comuns na cidade.

Bonde san fierro.jpg

Bondes elétricos percorrem todo o centro e vencem as ladeiras.

Além disso, o sistema rodoviário é altamente eficiente, com grandes rodovias de alta velocidade circundando a cidade e levando para o interior do Condado e outras regiões do país. Duas grandes pontes de alto tráfego, a Gant Bridge, que liga San Fierro a Bay Side, e a Gaver Bridge, que liga a cidade a Tierra Robada, são as principais vias de entrada e saída da capital, além da rodovia HL-69, que percorre a península pelo lado conectado ao continente, na direção leste.

Para suprir as necessidades dos subúrbios, o sistema de transporte coletivo por meio de modernos ônibus é altamente desenvolvido, e atende completamente a demanda por esse tipo de condução.

O Aeroporto Internacional de San Fierro é o terceiro em volume de passageiros e o primeiro em volue de cargas na Genóvia. Localizado na área noroeste da cidade, junto onde a península se conecta ao continente, tem a maior pista de pouso entre todos os aeroportos do país.

Cultura e Educação Editar

UHSF campus.jpg

Campus da University of Highlands in San Fierro

A forte presença de estadunidenses militantes do movimento gay fez da cidade um expoente da luta pelos direitos homossexuais e da contra-cultura, uma herança do movimento hippie dos anos 60. A vida cultural gira em torno desses dois eixos, com muitas apresentações musicais, desfiles pelas ruas e uma extensa rede de apresentações teatrais.

Todo essa ambiente hype e livre atrai muitos jovens para a cidade. A maioria se instala na UHSF, a University of Highlands in San Fierro, para concluir seus estudos. A Universidade é especializada em artes plásticas, cinema, teatro e música, sendo um celeiro de novos talentos.

Lazer e Esportes Editar

A cidade conta com uma variedade de parques, bosques e áreas de lazer em geral, mas a principal atração são as extensas praias que se espalham por todo o litoral banhando pelo mar, já que a área interna da península, banhada pela Baía de San Fierro, é imprópria para banho devido aos trabalhos do Porto.

Outra opção de lazer é assitir as partidas esportivas do estádio San Fierro Square, bem no centro da cidade. Lá acontecem os jogos de futebol do Highlands Rangers e do AC Cosmopolitan, tanto pela Orange Premier League quanto pelos campeonatos locais, e também os jogos de basquete do San Fierro 69ers, pelo Campeonato Genoviano de Basquete.

Highlands x thomastown.JPG

Partida entre Highlands Rangers e Thomas Town FC

Mídia Editar

Assim como no resto do país, o principal canal de televisão é a Rede Leader, através da sua retransmissora local, a Rede InterTV. O estúdio localizado bem próximo ao centro financeiro é responsável pelos telejornais locais e pela organização da emissora em todo o Condado. Entre os jornais impressos, o San Fierro Times, do conglomerado GMedia, é o mais lido pela população, apesar do conteúdo considerado conservador. Logo em seguida vem o SF Herald, de grande apelo popular, pertencente a um grupo local ligado ao movimento gay.

Clima Editar

O clima em San Fierro é considerado praticamente subtropical. Com temperaturas variando gerealmente entre 25ºC e 35ºC o ano todo, na maior parte do tempo com dias ensolarados, o clima é bastante convidativo para aqueles que procuram a cidade por suas praias. Uma caracteríctica peculiar a marcante da cidade é seu famoso neoveiro, que cobre toda a península e a Baía de San Fierro pela manhã, ajudando a abaixar a temperatura. No verão, são comuns chuvas fortes mas de curto tempo de duração, que ajudam a refrescar o calor intenso.

Política Editar

Clodovil-hernandes.jpg

O popular e polêmico Prefeito Clodovil Hernandes.

A grande presença de homossexuais na cidade reflete na administração pública. Controlada pelo movimentos gays desde sua fundação, é uma exceção dentro da Genóvia, já que nenhum dos partidos políticos tem grande expresão. O conservador Genovian National Front é extremamente impopular, por defender valores morais incondizentes com o pensamento liberal dos moradores. O Unionist Party tem modesta aprovação popular, e o Partido Verde é o que tem mais adeptos, mas mesmo assim sem expressão política suficiente. O atual prefeito é o ex-estilista e homossexual assumido Clodovil Hernandes, é está em seu terceiro mandato consecutivo. Ele foi eleito de maneira independente, sem estar filiado a nenhum partido.

Na Câmara Distrital de San Fierro, composta por 24 vereadores, 18 são indepentendes, e 21 ligados ao movimento gay. 3 vereadores são do Partido Verde, 2 do Unionist Party e somente 1 representa o Genovian National Front.

No Condado, é permitido o casamento homossexual, bem como a adoção de crianças por casais de mesmo sexo. A maconha é proibida, como em toda Genóvia, mas é o único Condado em que o usuário não é detido por porte da droga, por ser considerado dependente químico, e não receptador do tráfico.

Galeria Editar

SanFierro downtown panorama.jpg

Panorama do Centro Financeiro de San Fierro

Também no FANDOM

Wiki aleatória