FANDOM


St. Helena
Cidade de Santa Helena dos Alpes
Mesto27.jpg
Bandeira Mapa
Bandeira de St. Helena Mapa da cidade
Lema: Alta a longe cognoscit. ("De longe, vê-se o alto.")
Dados gerais
Condado: Nottinghamshire
Região Administrativa:: Alpes
Área: 249,24 km²
População: 625.780 (2008-03-31)
Imigrantes: 12,5 % (2005)
Densidade demográfica: 412 hab./km²
Taxa de desemprego: 1,9 % (Posição:31.08.2005)
Altitude: 1.710 m acima do nível do mar
Códigos telefônicos: 069, 06109, 06101
Localização geográfica: 50° 07' N, 8° 41'L
Site oficial: www.sthelena.ns.gov.gn
Dados políticos
Prefeito: José Roberto Arruda
Partido no poder: Genovian National Front

A cidade de Santa Helena dos Alpes, ou simplesmente St. Helena, é a capital do Condado de Nottinghamshire, no centro-oeste genoviano. É, também, a maior cidade daquele Condado e um importante pólo turístico do país. É o principal destino na Genóvia para a prática de esportes na neve, como esqui, snowboard e bobsled, e ficou famosa no circuito internacional após sua escolha para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018. É famosa também pela presença maciça de imigrandes germânicos, finlandeses e noruegueses, que exercem grande influência na arquitetura e na cultura da cidade. Outra atração marcante são as inúmeras fábricas de chocolate.

Possui uma significante vida cultural, com eventos, exposições e apresentações folclóricas. A população, de aproximadamente 625.780 pessoas (censo de 2008) é altamente instruída e hospitaleira, devido ao forte apelo turístico local.

História Editar

Primeiras casas em st helena.jpg

Primeiras construções habitacionais de St. Helena, erguidas pelos imigrantes germânicos

St. Helena foi fundada no dia 15 de Maio de 2004, por imigrantes germânicos trazidos especialmente com essa finalidade. Ao subirem o Monte Mirage, em certo ponto próximo ao cume, num incomum planalto formado pela depressão por onde passa o Rio Pyrus, três crianças do grupo, irmãs, afirmam terem presenciado a aparição de Santa Helena, que as orientou a convencer os pais a fundarem ali uma cidade em sua homenagem. Todo o grupo de imigrantes ficou bestificado com o acontecimento, e não só fundaram a cidade de Santa Helena dos Alpes como também deram o nome àquela montanha de Monte Santa Helena.

Economia Editar

Imperial02.jpg

O Imperial Hotel é o mais famoso e luxuoso da região.

A economia da cidade é baseada, basicamente, no turismo. Conta com uma bem estruturada e altamente qualificada rede hoteleira. Entre os principais hotéis estão o Imperial, o mais famoso, o Grand Hotel Toby-Heros, bem no centro da cidade, e o famoso resort Altidud, encravado nos Alpes. Um comércio variado visa atender a população nativa e a temporária. Muito procurada pelo agradável clima da montanha, pelos esportes na neve e pelos banhos terapêuticos nas piscinas naturais termais, é a terceira cidade mais visitada por turistas na Genóvia, atrás somente de Pyrus e Alpulco.

Fabrica chocolates.jpg

Uma das inúmeras fábricas de chocolate artesanal.

Esportes na neve Editar

O turismo visando a prática de esportes na neve é, sem dúvidas, o que mais movimenta a economia local. A cidade conta com excelentes áreas para esqui, snowboard, diversos rinques de paninação artística e para hockey no gelo, pistas de bobsled, entre inúmeras outras atrações. Diversas lojas especializadas estão instaladas no centro da cidade e nas imediações dos resorts e pistas de prática.

Fábricas de chocolate Editar

A indústria do chocolate é a segunda maior atração e fonte de renda da cidade. Cerca de 171 fábricas de grande porte estão instaladas no centro e nos arredores, sendo as mais famosas a Royal Chocolate e a Envidia. Devido à temperatura ideal encontrada nas montanhas da Genóvia e aos ingredientes cuidadosamente selecionados, o chocolate produzido em St. Helena é de altíssima qualidade, sabor sem igual, e fama internacional. São exportados para todo o mundo e abastecem a Estação Espacial Internacional.

Infra-estruturas e Transportes Editar

Airport vizeum1.jpg

Aeroporto Internacional Joseph Ratzinger

Os rede de transportes de Vizeu é um dos maiores trunfos da cidade. A cidade contra, em todo perímetro urbano, com estradas, rodovias, linhas de ônibus, trem e metrô. O transporte público, em especial, é bastante valorizado na cidade devido ao fluxo de trabalhadores que se deslocam pela cidade durante todos os dias. Em função disso, há uma extensa frota de ônibus (TransVizeum, empresa que conquistou a licitação para privatização das linhas em 2007) e, sobretudo, de metrô, que cobre amplamente toda a cidade.

Metro vizeum.jpg

Metrô de Vizeu

Cultura e educação Editar

School of art.jpg

A Baloubet du Rouet School of Art & Design é referência cultural

Vizeu possui aproximadamente 24.171 instituições de ensino fundamental, das quais 13.000 possuem também ensino médio e 2 instituições de ensino superior: a Royal University of Vizeum e o Trinity College of Vizeum. Ambos são referência de ensino e há uma tradicional e sadia rivalidade entre as duas universidades. No âmbito cultural, Vizeu é uma cidade que respira arte. O "carro-chefe" é o renomado Baloubet du Rouet School of Art & Design, que fica nos limites da cidade e tem como influência de ensino diversos arquitetos influentes na expressiva arquitetura tradicional genoviana.

Lazer Editar

A cidade conta com uma variedade de parques, bosques e áreas de lazer em geral, especialmente fora dos grandes perímetros urbanos. Entre eles, destaque para o The Vizeum Yard, onde há pequenos lagos, brinquedos para crianças e alguns restaurantes. É lá também onde estão situados o Jardim Botânico de Vizeu e o Jardim Zoológico de Vizeu. Cortando a cidade, ainda, desde o Centro Histórico até o Centro Financeiro, está o Rio 27 de Julho, que se torna alternativa de lazer nos dias de calor para quem permanece na cidade.

Mídia Editar

O principal veículo de comunicação televisivo da cidade de Vizeu é a emissora local da Rede Leader, que transmite programação da grade geral e local para todo o Condado de Vizeu, e está sediada no centro da cidade. Outras mídias são os jornais impressos Diário de Vizeu e o Vizeum Herald, que circulam em todo Condado e focam as notícias da capital.

Centro histórico Editar

Historical vizeum.jpg

A Avenida Principal, no Centro Histórico

O chamado "Centro Histórico" de Vizeu nada mais é que a, literalmente, área aterrada e construída mais antiga da cidade. Dessa forma, recebeu conseqüentemente os primeiros esforços e rapidamente foi pavimentada e habitada. Reconhecidamente a área mais simpática de Vizeu, atrai muitos dos turistas que visitam a cidade, senão todos. Conta com uma série de restaurantes, belos mirantes, parques e alguns museus, que contam muito da formação étnica e cultural da cidade. É na região do Centro Histórico que está situado o Palácio de Vizeu, que abriga os poderes que gerem o Condado, desde o gabinete da prefeitura, passando pelo gabinete do conde, o Superior Tribunal de Vizeu, e a Câmara Provinciana, que reúne os constituintes eleitos no Condado. Em função dessas influências culturais e políticas, o Centro Histórico é, de fato, uma das praças mais nobres e importantes da cidade de Vizeu.

Clima Editar

O clima em Vizeu é típico do Atlântico Norte. Por estar na porção norte da Genóvia, as temperaturas no inverno geralmente são menores que 10ºC. Porém, os termometros raramente marcam temperaturas negativas. Na maior parte do ano, o clima é ameno e ligeiramente úmido. Bastante confortável. Na alta-temporada (julho/agosto), a temperatura é comumente maior que 30ºC. De maneira geral, o clima em Vizeu é bastante estável e extremamente convidativo.

Média climática de Vizeu
Temperatura
Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Média
Máxima registada °C 22,8 23,0 24,9 27,3 35,3 32,6 27,7 34,8 30,2 26,4 23,7 23,9
Média Máxima °C 14,2 16,2 12,3 17,6 16,2 19,3 21,8 24,0 25,7 21,0 17,8 12,8 18,4
Média °C 7,2 9,4 13,9 12,6 16,2 18,0 20,6 24,8 21,6 16,8 13,2 6,9 15,6
Média minima °C 4,7 5,0 7,5 8,8 10,8 13,4 14,6 14,6 13,6 10,8 7,8 5,4 9,8
Mínima registada °C -2,8 -1,5 -1,9 0,6 3,6 6,8 8,8 8,8 5,6 1,5 0,3 -1,2
Precipitação
Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Total
Total mm 158,8 111,6 147,2 86,1 86,8 41,2 19,6 26,2 50,6 105,2 147,9 168,4 1149,6
Dados referentes entre 2000 até 2008.

Política Editar

B8def2d1d7.jpg

Considerada uma obra faraônica e desnecessária, a Câmara Arbitral de Vizeu causou polêmica

A administração pública da Cidade é representada na figura da Câmara Arbitral de Vizeu, composta por 69 parlamentares regulares eleitos diretamente pela população. As eleições para prefeito da cidade, bem como em todo Condado, são realizadas de forma indireta, onde os próprios deputados elegem os candidatos pré-selecionados.

Os partidos majoritários na Câmara são o Genovian National Front (extrema-direita) e o Unionist Party (liberais), que juntos compõem quase 80% das bancadas. Há ainda expressiva participação do Partido Verde (esquerda moderada). Demais parlamentares não possuem filiação partidária. Durante movimentadas eleições em 2006, Paulo Maluf (GNF) venceu por uma pequena margem de 0,24%. Com grande popularidade, tentará reeleição em 2010.

De população predominantemente conservadora e moralista, esta característica se reflete na representatividade do GNF. Medidas como a negação do direito de casamento homossexual, o veto da legalização da maconha e toque de recolher a partir das 23:00 para menores de 13 anos aumentaram a moral do partido junto à população civil.

Galeria Editar

Landscape vizeu.jpg

Landscape do Centro financeiro de Vizeu

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória